Cadeira de rodas

O símbolo internacional do acesso descreve uma pessoa em uma cadeira de rodas.
O símbolo internacional do acesso descreve uma pessoa em uma cadeira de rodas.

Uma cadeira de rodas é um dispositivo rodado para mobilidade em que o usuário se senta. O dispositivo é propelido manualmente (empurrando as rodas com as mãos) ou através dos vários sistemas automatizados. As cadeiras de rodas são usadas pelas pessoas para quem andar é difícil ou impossível devido à doença, o ferimento, ou à inabilidade.

Índice

Tipos de cadeira de rodas

Cadeira de rodas mecânica.
Cadeira de rodas mecânica.

Uma cadeira de rodas básica incorpora um assento e uma parte traseira, duas rodas dianteiras pequenas (de rodízio) e duas rodas grandes, uma em cada lado, e um descanso do pé.

A maioria das cadeiras de rodas são variações neste projeto básico, mas há muitos tipos, e frequentemente altamente customizadas para as necessidades do usuário individual. O tamanho do assento (largura e profundidade), a altura do assento ao assoalho, os descansos do pé, os descansos dianteiros de rodízio, os encostos ajustáveis, os controles, e muitas outras características podem ser customizadas, ou serem adicionadas a muitos modelos básicos.

Vários acessórios opcionais estão disponíveis, como barras ou rodas anti-derrapantes, correias de segurança, encostos ajustáveis, inclinação e/ou reclinação, sustentação extra para os membros ou a garganta, tanques do oxigênio, suportes da bebida, e protetores de roupas.

Outras variantes de cadeiras de rodas

Uma cadeira de rodas ereta é um que suporta o usuário em uma posição quase em pé. Podem ser usados como uma cadeira de roda e um frame ereto, permitindo que o usuário sente-se ou esteja-se no wheelchair enquanto desejam. Vão frequentemente de sentar-se a estar com uma bomba hidráulica ou uma assistência elétrica.

Um scooter da mobilidade é um dispositivo motorizado da assistência similar a uma cadeira de rodas elétrica, mas com um steering “rebento” ou barra em vez do manche, e de poucas opções da sustentação médica. Os scooters da mobilidade estão disponíveis sem uma prescrição em alguns mercados, e escala dos modelos grandes, poderosos ao pêso leve dobrar-se pretendidos para o curso.

As cadeiras de rodas pediátricas também são um outro subconjunto disponível das cadeiras de rodas.

Cadeiras de rodas esportivas

Uma cadeira de rodas moderna de competição.
Uma cadeira de rodas moderna de competição.

O uso por atletas deficientes aerodinamizou as cadeiras de rodas para para os esportes que requerem a velocidade e a agilidade, tal como o basquete, o rugby, o tênis e outras competições. Cada esporte tende a usar tipos específicos de cadeiras de rodas, e estes já não olham como seus primos diários. Non-estão dobrando-se geralmente (a fim aumentar a solidez), com um ângulo pronunciado para as rodas (que fornece a estabilidade durante uma volta afiada) e feito de materiais compostos, de pouco peso. As cadeiras de rodas esportivas não são geralmente usadas diariamente, e são frequentemente “secundárias”, uma cadeira especificamente para o uso do esporte, embora alguns usuários prefiram as opções do esporte para diário.

O outro “esporte” ou as opções recreacionais (outra vez, geralmente como uma cadeira secundária) são as cadeiras ao ar livre para todos os terrenos de movimentação quatro rodas, cadeiras com balão cansam-se para o uso da praia, e opções similares.

Desenvolvimentos recentes

Os avanços tecnológicos recentes estão melhorando lentamente a tecnologia de cadeiras de rodas mecânicas e elétricas, embora estes sejam incorporados lentamente aos consumidores padrão. O IBOT incorpora uma tecnologia giroscópica e outro avança, permitindo a cadeira de balançar e funcionar em somente duas de suas quatro rodas em algumas superfícies, assim levantando o usuário para uma altura comparável a uma pessoa ereta. Também incorpora características de escalar escadas e manobras nas quatro rodas. Entretanto, o IBOT é limitado a determinados tipos de usuários, e não coberto pela maioria dos planos de seguro. Outras cadeiras de rodas elétricas mais novas estão desenvolvendo características escada-escalando ou freio-escalando, e as assistências motorizada para cadeiras manuais estão tornando-se mais disponíveis e avançadas.

A maioria dos avanços recentes relacionados aos wheelchairs estiveram em materiais do coxim (a espuma da memória e gel particularmente).

Edifícios

Rampa de cadeira de rodas e espaço para deficientes em um estacionamento.
Rampa de cadeira de rodas e espaço para deficientes em um estacionamento.
Uma porta para cadeiras de rodas em Hiroshima.
Uma porta para cadeiras de rodas em Hiroshima.

Adaptar o ambiente construído para fazê-lo mais acessível aos usuários de cadeiras de rodas é uma das campanhas chaves de movimentos dos direitos dos deficientes. O princípio o mais importante é projeto universal que todos os povos, independentes da habilidade, estão intitulados ao acesso igual a todas as partes da sociedade, como o transporte e edifícios públicos. Um usuário de cadeira de rodas é menos deficiente em um ambiente sem escadas.

Às vezes é necessário adaptações específicas como rampas ou elevadores a fim permitir que pessoas em cadeiras de rodas (e aqueles que usam muletas, bastões, andadores e assim por diante, ou aqueles com inabilidades andando sem suporte). Outras adaptações importantes são portas elétricas; dispositivos elétricos abaixados, tais como dissipadores e bebedouros; e toaletes com as barras adequadas do espaço e da garra para permitir que a pessoa manobre-se fora da cadeira de rodas.

A construção de bondes e de barras-ônibus baixos do assoalho está sendo incentivada, visto que o uso dos paternosters em edifícios públicos sem nenhum método alternativo do transporte foi criticado devido à falta do acesso para usuários do wheelchair. O projeto moderno do furniture da rua incorpora agora a acessibilidade melhor para povos com inabilidades.