O pré-carregamento de imagens em Javascript ajuda com troca de imagens, por exemplo nos eventos de clique ou passagem do mouse (onmousedown e onmouseover), pois o visitante não precisará esperar ser carregada a imagem apenas quando o navegador disparar o evento.
O pré-carregamento é feito com o seguinte código (lembre-se de colocar isso dentro de <script> e/ou <head>:
var imagem = new Image(); imagem.src = "caminho/arquivo.gif";
O código inicia um novo objeto do tipo Image e especifica o atributo scr com o caminho da imagem. Para os mais espertinhos da platéia, sim, isso é o mesmo que:
Para cada imagem a ser pré-carregada, você deve iniciar um objeto e especificar o src, duas, três, quatro vezes e assim por diante.
Para facilitar, vale a pena colocar numa matriz todas as imagens que você deseja carregar e apenas dar um laço nela.
// Lista do caminho e nome dos arquivos de imagem. Pode ter quantas você quiser :) imagem_lista = Array('arquivo.gif', 'arquivo2.gif', 'arquivo3.gif'); imagem_qtd = imagem_lista.length; for (i = 0; i < imagem_qtd; i++) { var preload = new Image(); preload.src = imagem_lista[i]; }
E pronto 🙂 Todas as imagens da matriz imagem_lista serão carregadas pelo navegador quando o script acima rodar.
Leave a Reply
You must be logged in to post a comment.