Inércia Sensorial

18 de November de 2008

Idéias não dão negócios

Filed under: Geral — inerte @ 00:21

Tem muita gente ganhando dinheiro vendendo água e pizza.

Outro dia eu estava no banheiro e comecei a pensar em montar uma empresa. Primeiro imaginei qual a indústria aonde rola mais grana, e acabei concluindo que todas as empresas no final das contas ganham dinheiro de consumidores, a ponta é de pessoas físicas.

E do quê todo mundo precisa? Ora, comer, ir no banheiro e dormir. Pensei em montar um negócio onde você pudesse ir dormir e comer.

Então caiu a ficha que eu pensei em hotéis. Fui realmente um revolucionário, não acha? Reinventei o hotel pensando de trás pra frente.

Mas a verdade é realmente essa, idéias não dão negócios. Não há momentos de Eureka! nas empresas de sucesso. Evolução sim, revolução não.

Claro que tudo depende de quão longe você olha. A empresa mais querida dos últimos tempos são propagandas salpicadas em um mecanismo de buscas, e sites de buscas existem há tempos. Eles tiveram a idéia de considerar links como votos de qualidade, mas e daí? 99% do resto do Google é encontrado em outros lugares.

Claro que esse um por cento restante varia. Outros exemplos, a página inicial leve e a separação entre anúncios e resultados de pesquisa, e as propagandas de texto, e a velocidade, e a localização, e etc. São um monte de pequenas coisas que colocam o Google em primeiro lugar.

Pensando assim, o melhor não é montar um empresa baseada em cima de uma boa idéia, mas sim tentar criar um ambiente onde as grandes idéias, o conjunto delas, forme um todo otimizado. É a cultura geral, o dia a dia da gerência, os pequenos detalhes combinados, que importam.

Por isso não adianta ficar esperando a lâmpada certa acender no momento certo, aquela epifania divina salvadora. Vale mais a pena fazer bem feito.

No Comments »

No comments yet.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Powered by WordPress