O AdSense não mostra propagandas relacionadas em um site novo?

Espere mais um pouco, ou mude o domínio.

Abri recentemente dois sub-domínios aqui no Inércia com assuntos completamente distintos, que por sua vez são completamente diferentes do conteúdo normal do blog, que por sua vez é completamente diferente de duas páginas específicas por aqui.

O Google AdSense é um pouco tosco em identificar o conteúdo de uma página específica. De domínio ou sub até vai, mas a granularidade de apenas uma página confunde ele um pouco. Neste site, por exemplo, a maioria da minha escrita é relacionada ao desenvolvimento de software, principalmente o lado web. Mas ocasionalmente eu quero falar sobre política, religião, mostrar alguma imagem ou vídeo engraçados, e nas novas páginas geradas para cada mensagem, as propagandas continuam relacionadas à computação.

Para dar melhores exemplos, existe uma página aqui no Inércia sobre cadeiras de rodas. Foi um teste que eu fiz para ver quanto dinheiro eu poderia ganhar criando uma simples página de informação. Bom, mais ou menos simples, já que ela tem milhares de palavras e até algumas imagens. Felizmente, o Google começou a exibí-la nas páginas de resultados de pesquisa.

O que aconteceu, é que pelo design da página e posicionamento das propagandas, o CTR foi às alturas. E o pagamento por clique em cadeiras de rodas é muito bom, então até que eu comecei a ganhar um dinheiro… razoável. Ao menos, por impressão de página, maior que no Inércia.

E o quê aconteceu? O Google começou a mostrar propagandas de cadeiras de rodas em diversas páginas do blog. Não sempre, mas de vez em quando… mesmo em tutoriais de javascript e css. Enquanto na página de cadeira de rodas mesmo, continuavam as mesmas propagandas.

Alguns meses passaram, e eu decidi criar uma nova página e escolhi Pilates como assunto. Infelizmente, apesar dos mecanismos de busca também terem a indexado, não há muitas visitas. Uma ou duas por dia. Nas primeiras vezes que visitei a página, logo depois de tê-la colocado no ar, as propagandas eram sobre cadeiras de rodas e desenvolvimento web. Lá pela quinta ou sexta vez que recarreguei ela, começaram a vir as propagandas corretas, de Pilates e Ioga.

Mais ou menos um mês depois disso, decidi tentar abrir um diretório de links.

Em poucas horas eu coloquei ele no ar. É realmente um site simples, e eu acho feio. Mas sei zero de design. O site mais bonitinho que eu tenho foi resultado de uma permuta com um colega do trabalho pela conta de água dele. Mas o importante é que o tema dele era completamente diferente do conteúdo achado no Inércia, incluindo cadeira de rodas e pilates, e eu criei um sub-domínio só para ele. Quando eu o carreguei pela primeira vez, vieram as mesmas propagandas que antes eu via no Inércia todo. Mais algumas páginas carregadas, e uma delas começou a exibir propagandas completamente relacionadas ao tema da página específica. Curiosamente, é o conjunto de propagandas que mais tem anunciantes, e que eles pagam melhor. Então o AdSense, ao decidir que propaganda mostrar na página, começou a trazer aquelas que melhor pagam.

Passarem-se alguns dias e no sub-domínio inteiro o quê eu via eram propagandas relacionadas ao tema dele, sem nenhuma das outras que passam no Inércia. Concluí-se daí então que dois fatores são (sem excluir outros) muito importantes para o AdSense decidir quais propagandas mostrar. O número de anunciantes e o sub-domínio.

Fica aí então minha dica para melhorar a qualidade das propagandas no seu conteúdo: Mova ele para um sub-domínio. Na verdade essa observação é mais complexa, já que o Google se interessa pela quantidade de conteúdo em uma página. Tenha bastante texto (e links de páginas relacionadas), e considere mover uma série de páginas relacionadas para algum identificados único. Não precisa ser necessariamente um sub-domínio, pode ser um diretório, desde que a estruturação do seu site clarifique isso. Mas qualquer provedor meia-tigela hoje em dia deixa criar sub-domínios, então porquê não fazer? Se o conteúdo é distinto do resto do site, eu recomendo.


Posted

in

by

Tags:

Comments

2 responses to “O AdSense não mostra propagandas relacionadas em um site novo?”

  1. Vinicius Avatar

    pois é, acho que se não tem anunciantes para um determinado assunto o adsense exibe anúncios relacionados com outras páginas do mesmo domínio… um exemplo é o que apareceu agora quando fui ler o post sobre pesquisa binária:

    http://img264.imageshack.us/img264/4888/adnonsenseiu5.gif

  2. Web Design Ápice Internet Avatar

    Isso fica bem complicado para quem é leigo em internet.
    Para aqueles que não sabem por onde começar a criar o Sub-Domínio, contacte sua empresa de hospedagem e, se houver CPanel, ficará mais fácil.

    Diego Massarotte

Leave a Reply

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.