Inércia Sensorial

06 de December de 2005

Windows XP com HD SATA sem drive de disquete

Filed under: Geral — inerte @ 11:03

Muito bem… há alguns dias atrás eu fiquei tentando instalar o Windows XP em um computador com HD SATA, sem drive de disquete.

O problema é que a instalação do Windows XP não reconhece nativamente HDs SATA. Você tem a opção de durante a instalação apertar a tecla F6 e carregar os drivers de um disquete. Ótimo, lindo e funcional, quando seu computador novo tem um drive para ele :p

Procurando pelo Google, descobri que é possível criar um CD do Windows XP “personalizado”. Além de mexer em diversas configurações já na instalação, como desabilitar serviços ou não instalar alguns aplicativos (como os jogos), você pode integrar quaisquer drivers através de slipstreaming.

Meu computador tem a seguinte configuração:

AMD Athlon 64 +3000
ASUS K8V-SE Deluxe
HD 120 GB SATA (ST312082 7AS SCSI)
GeForce FX 5500 256 MB
DVDRAM GSA-4165B LG

Na verdade eu tinha um drive de disquete, mas é um desses USB, e o CD do XP também não reconhecia ele para carregar os drivers. O que eu fiz (primeiro) foi usar um programa chamado nLite e o MassStorage DriverPack.

nLite e DriverPacks

O nLite deixa você modificar várias opções de um CD de instalação de diversos Windows (2000, 2003, XP e x64). No meu caso, eu tenho um CD do XP com o Service Pack 1, e com o nLite, coloquei o Service Pack 2 nele. Além disso, daria para remover aplicativos, como a calculadora, jogos, o IIS e vários outros, e especificar já o serial do Windows, as configurações locais (linguagem, moeda, fuso horário, etc), até a conta do Administrador e sua senha. Enfim, tudo que acontece durante a instalação. Na prática, pode-se criar um CD em que a instalação é completamente automática, sem intervenção humana.

Também dá para integrar drivers, como o do HD SATA que veio com a placa-mãe. E isso eu fiz, porém não funcionou. Utilizando ao máximo meu google-fu, achei um site com os chamados Driver Packs. São diversos arquivos, dividos por tipo, como drivers de rede, vídeo, som e armazenamento, para você colocar em um CD do Windows. Combinei o Driver Pack MassStorage no meu CD do Windows XP SP2 e… e… acho que eu já estava há umas 16 horas seguidas tentando qualquer coisa para funcionar, e… o Windows instalou. Comecei às 19:00 de sexta-feira e eram 6:45 do sábado quando finalmente vi a tela de começo do Windows XP.

Entretanto, a barra azul da tela de boas vindas do Windows andava até um terço do caminho e parava. Resolvi esperar, fumei um cigarro na varanda do meu quarto, e quando percebi, a barra havia se movido de novo. Mais de cinco minutos se passaram sem nada acontecer, então fui dormir.

Acordei eram 5 horas depois. Acho que estava com muita vontade de fazer o computador funcionar mesmo 🙂

Boot normal, mas na tela de boas vindas do Windows, a barra travou de novo. No Domingo, todo esse tempo em meu quarto, as 16 horas seguidas de trabalho, e a minha insatisfação geraram o pior. Fiquei doente, com dor de cabeça e diarréia. O corpo reagiu mal à maratona que o submeti, e respondeu de acordo. Não aprendi a lição, pois nos finais de semana seguintes, por outros motivos (FIFA 2006, Age of Empires III, o próprio computador novo funcionado) eu continuei varando as noites de sábado.

Drive de disquete, enfim

Voltando ao XP com SATA, na segunda-feira eu levei o computador ao escritório. Lá, consegui tirar um drive de disquete de um computador, colocá-lo na minha máquina nova, criar um disquete de boot com os drivers, com a ferramenta fornecida no CD da placa-mãe, e tentar por esse método.

E funcionou! Consegui instalar o Windows XP. Os drivers, que antes não foram reconhecidos quando integrados ao CD de instalação pelo nLite, funcionaram tranquilamente.

O método que funcionou era justamente o mais recomendado, tanto pelas minhas descobertas envolta da Internet como pelo próprio manual da placa-mãe. Eu tinha esperanças que funcionaria, mas entretanto, como nos dias anteriores eu não tinha o drive de disquete em mãos, tentei outros métodos.

E aprendi muito, mas muito mesmo, sobre a instalação do XP, e os problemas que podemos enfrentar. Apesar do mal-estar do domingo, acho que valeu a pena.

E fica então, registrado para sempre, como fazer o Windows XP instalar em um HD SATA. Arranje um drive de disquete para tudo ocorrer tranquilamente 🙂

20 Comments »

  1. Não encontro os drivers do meu HD SATA e o windows não o reconhece.
    O modelo é ST3300831AS – seagate barracuda 300GB SATA 7200/8MB/SATA 150

    Poderia me ajudar?

    Comment by Adonias — 12 de February de 2006 @ 13:37

  2. No MassStorage DriverPack não tem?

    Os meus drivers vieram com no CD com o computador, nem saberia aonde fazer o download ‘oficial’…

    Comment by inerte — 13 de February de 2006 @ 08:17

  3. tb tenho ex problema mas n consigo sacar as drives!!poderiam m ajudar

    Comment by burno — 05 de July de 2006 @ 12:54

  4. eu tenho uma placa mae msi modelo k8mm-v (ms-7142)series e um hd sata de 80gb sansung e nao sei como istalar o win xp. me ajuda ai

    Comment by DANHYEL — 07 de November de 2006 @ 17:35

  5. Uma coisa que parece que muitos tem duvida:
    Não precisamos do driver do hd, mais sim do
    Driver da controladora sata. Que o win XP não da suporte ao SATA das MB.
    A única solução que o tio Bill achou foi essa disponibilizar o antigo sistema de driver A: para inserir os drivers da controladora fornecido por seu fabricante ( acho que foi para não ter vínculos com os fabricantes de inserir esse suporte as placas daria muito trabalho a Microsoft)
    para ele foi uma boa solução, para nos que queria abandonar o driver A:
    fudeu tudo, a solução é essa mesmo Driver A: é o caminho menos trabalhoso.

    Comment by MIAK — 17 de March de 2007 @ 11:45

  6. Grande!

    Depois de ler tudo o que estava nesta página… pensei, pensei, pensei…

    E cheguei a conclusão que estou f…….!!!

    Como vou colocar um drive de disquete em um notebook!

    Antes q alguém fale: __Drive USB não funciona!

    Tô fú.

    Comment by EDDy Low — 10 de August de 2007 @ 23:51

  7. HD SATA + DISKET E PRONTO. HEHEHE

    Comment by Masterq — 15 de September de 2007 @ 15:42

  8. Foi o meu problema…enfim…desisti e voltai para o maldito Vista que veio no meu notebook. Foda né?

    Comment by Mística — 06 de October de 2007 @ 22:28

  9. Possuo um micro com 2 HDS IDE e estou tentando instalar um SATA, o mesmo é reconhecido no setup e no xp, porém não permite criar o rid array, informa que o tamanho do disco é inadequado. Alguem poderia dar uma ajuda.

    Comment by Gilberto — 23 de November de 2007 @ 09:55

  10. Depende se for nos portateis atuais naum funfa… pois em Floppy USB baubau… qui naum funfa…rsssssss

    Comment by Jailtonn — 31 de January de 2008 @ 19:59

  11. Galera eu consegui inserir o driver SCSI na instalação do Windows XP através do NLITE, porém para dar certo quando o NLITE achar o driver ele vai dar duas opções PNP ou TXT, escolha TXT porque a versão PNP da problema.

    Comment by EHK — 17 de May de 2008 @ 16:27

  12. A melhor forma e menos trabalhosa de se instalar o XP em um HD sata é: Colocar um HD “normal” na posição de MASTER e através dele, se consegui dar o boot e então formata-se o danado do SATA. Após a formatação e reinício do sistema, desliga-se a máquina antes que o sistema procure o boot outravez e deinstala o HD normal. Daí em diante o sistema segue seu caminho normal.

    Comment by Juraci — 13 de August de 2008 @ 02:19

  13. ta certo.

    li tudo essa pagina, e vi que tem soluções e comentarios muito inteligentes, porem não consegui entender se existe alguma maneria de instalar o XP em [Red]NotBook[/red] com Hd SATA?

    alguem sabe me dizer ?

    Comment by Elicarlos — 07 de November de 2008 @ 17:27

  14. E tudo bem voce ainda esta usando um desktop certo?, mais e as pessoas como eu que precisam instalar o (Win Lixo) em um notbook onde nao tem essa de colocar um driver de disket? Ficamos na mao? e o Supporte da Microsoft Nos deix assim?? Como dizem e eu confirmo o windows e mto problematico!(para nao dizer Lixo!…
    Bom espero que alguem comente neste Post PQ realmene preciso instalar o Win Xp na minha maquina eu tenho o Vista mais nao me ajuda em drivers…
    Espero respostas!

    Comment by Gabriel Martinusso — 12 de January de 2009 @ 07:23

  15. No meu caso resolvi o problema habilitando a opção “C3” na bios do Notebook do cliente , o modelo é um CCE Win J33A. espero ter ajudado.

    Comment by Nunes.sh — 04 de March de 2009 @ 22:31

  16. Meu amigo, gostei muito do seu artigo, a única coisa que te aconselho é que você pare de fumar, pois faz mal para sua saúde, e além do mais você não precisa do cigarro para viver, pois Deus já te deu a liberdade, Jesus morreu nacruz para te libertar, e através disso você pode viver sem depender de substancias quimicas que prejudicam sua saúde.

    Jesus Te Ama,
    Venha para os braços dEle.

    Comment by Renato Ribeiro — 02 de April de 2009 @ 07:40

  17. boas pessoal tenho um portatil e resolvi meter o xp e quando tentava o hd não era reconhecido achei uma sulução bastou na bios desativar o sata e ai consegui instalar o xp embora demore algum tempo a intalar fonciona mas ai surgiu outro problema o portatil ficou lento gostava de saber se encontro drivers para o disco sata que faça o xp correr normalmente

    Comment by edgar — 19 de April de 2009 @ 11:47

  18. Aos eventuais companheiros que possam passar por aqui:
    Há 3 anos instalo xp em hds SATA, sejam em desktop ou notebooks, com sucesso. No início experimentei o famoso nLite mas não gostei do resultado final que, contrariando a muitos, apresentava algum erro mesmo que pequeno em diversas instalações. Então encontrei um pequeno aplicativo que se chama WUCD (Windows Unattended CD) que o uso até hoje, com plena satisfação. Não apresenta toda aquela gama de modificações que se pode fazer na instalação do xp mas o que tem, e não é pouco, satisfaz qualquer usuário que cuide de sua máquina. Procure pelo google e experimentem. Use-o para inserir o driver SATA de que necessita e mãos a obra. Caso tenham dúvidas, entrem em contato comigo.

    Comment by aresmartius — 28 de July de 2009 @ 10:11

  19. Passei pelo mesmo problema… desisti do nLite após ler as msgs desse forum, quando fui baixar o WUCD, encontrei uma solução mais prática:

    http://www.baixedetudo.net/windows-xp-professio

    Comment by vrildoxjr — 06 de August de 2009 @ 14:45

  20. é meu querido mais quem tem notbook nao tem como por um disket q reconheça ja q o usb n reconhece 😛 pelo nlite pego normal aqui

    Comment by Klebinhufernandes — 12 de July de 2010 @ 14:49

RSS feed for comments on this post. TrackBack URL

Leave a comment

Powered by WordPress