Budismo no ocidente

Comments

Ao mesmo tempo que minha velhice traz serenidade para encarar os problemas, ela cria outros. Não consegui ler o artigo Por que o Budismo encanta o Ocidente? sem achar os erros da argumentação do escritor.

Primeiro, a justificação que o Budismo só faz “sucesso” no Ocidente devido à condições temporais. Se vamos usar um método de divisão tão arcaico como lado esquerdo e direito do mundo, tanto deveria importar em qual época estamos. Quer dizer que o budismo ou qualquer outra “religião” tem méritos por causa das tendências da pós-modernidade neoliberal. Bem, isso é novidade para mim… O Budismo tem lá feito seu sucesso em outros lugares do mundo, e não precisava de uma maneira de visão do mundo para encontrar seu lugar.

Quer dizer, nos lugares em que ele tem raiz, esses “problemas” não existem, certo? E da última vez que eu vi, não existe necessariamente muita diferença entre eu aqui no Brasil e um monge na Mongólia. Não pode ser razão de sucesso, aliás, deixa eu parar por aqui….

Sucesso é uma péssima palavra para definir a entrada do Budismo em outras partes do mundo. Eu ligo essa palavra à efemeridade, ao show-business. Certamente alguns católicos achariam ofensivo se eu dissesse: Jesus Cristo faz sucesso na Islândia. Não parece que ele está em turnê? :)

Mas continuando com o artigo, pois ele também continua na tecla das diferenças entre partes do globo ao falar em ideologia pós-moderna do individualismo exacerbado, o fato de algum estilo de vida ou religião estar sendo vivido por algumas pessoas independe da sociedade. Acho que é essa a mensagem que o autor tentou passar, mas nas palavras erradas.

Explico: Não é individualismo, mas sim liberdade. A liberdade de credo, a separação do estado e da religião, a aceitação das diferenças, é que produzem a chance das pessoas escolherem no quê acreditar. Mais forte que a vontade de encontrar um norte espiritual, pelo menos. A distribuição do budismo, ou do islamismo, ou ateísmo, é fruto dos fluxos migratórios e da melhoria nos meios de comunicação. O budismo encontra novos adeptos pois ele nem sequer existia em diversos contextos, era algo que você já ouviu falar, mas não conhecia detalhes, como funcionava, as razões.

E eu nem sequer manjo muito de budismo, nem manjo de nada pra falar a verdade. Só quis aí pinçar o problema desse tipo de pensamento, muito perigoso na minha opinião (o problema, não o pensamento). Quando você escreve que determinadas coisas começam pelos motivos errados, você pode levar o leitor a deduzir, como 1 + 1 = 2, que a consequência é errada. Não é muito isento… aliás, outras partes do texto não me parecem isentas, aonde o autor flutua entre uma coisa ruim, para logo depois dizer, mas não é bem assim, existem exceções…

Reclamar também é traço da velhice, não é? Tô me sentindo com 80 anos… :)

  • lia da cruz
    e verdade que os budistas ñ podem sentar de costas p/ a porta que entram.e porque, qual a esplicação mais simples .gostaria de ter mais informações sobre esta religão.obrigada.
  • michelle
    essa é para vc mi
  • Belo post.
    Se reclamar é traço de velhice eu devo ter 200 anos., mas dessa vez não vou reclamar, vou elogiar, até que enfim um post não Nerd.

    Falow

    Rafael Franco
blog comments powered by Disqus

Português flagItaliano flagCoreano flagChinês (simplificado) flagEnglish flagAlemâo flagFrancês flagEspanhol flag
Japonês flagÁrabe flagRusso flagHolandês flagBúlgaro flagTcheco flagCroata flagDinamarquês flag
Finlandês flagHindu flagPolonês flagRomeno flagSueco flagGrego flagNorueguês flag 
By N2H
96 DOLETAS de desconto na hospedagem Dreamhost!
Use o "PROMO CODE" INERCIA. LAMP com 20GB de espaço e 1TB de transferência.

Artigos relacionados

  • No Related Posts

Categories